Governo do Brasil planeja aumentar a isenção do imposto de renda em 2023

Governo do Brasil planeja aumentar a isenção do imposto de renda em 2023

De acordo com o site, O Petróleo,  o  presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva está considerando uma redução de impostos para funcionários que ganham dois salários mínimos, ou pouco mais de 2.600 reais (US$ 504,64) por mês, em oposição ao atuais 1.903 reais. A informação teria sido obtida por duas fontes do site que são ligadas diretamente ao presidente.

Segundo as fontes, que falaram sob condição de anonimato, a ideia é cumprir pelo menos parcialmente uma das promessas de campanha de Lula de aumentar ainda mais a isenção para cobrir trabalhadores que ganham o equivalente a 5 mil reais. Isso aumentaria a renda disponível daqueles no país que ganham menos dinheiro.

Uma isenção mais ampla poderia diminuir a disparidade de renda, mas também diminuiria a arrecadação de impostos em um momento em que a equipe econômica trabalha para reduzir o significativo déficit primário previsto para 2023 e demonstrar contenção fiscal.

Assim, se aprovada, a isenção estaria disponível para empregados que ganham até 2.640 reais por mês.

A partir de agora, os funcionários que ganham até $ 1.903,98 por mês estão isentos do pagamento de imposto de renda. Esta estatística não é atualizada desde 2015, o que implica que os brasileiros que ganham menos dinheiro realmente enfrentariam cargas tributárias mais altas.

Fonte: O Petróleo