Governo de Pernambuco e Porto de Miami firmam parceria

Governo de Pernambuco e Porto de Miami firmam parceria

Parceria internacional objetiva uma pesquisa de marketing geral, centrada no aumento da movimentação de cargas

 O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, assinaram um protocolo de intenções entre os portos de Suape, Recife e Miami para construir uma relação de negócios entre as três unidades.

Para Norões, essa parceria se deu pela empresa estar atenta às novas demandas que surgirão no setor portuário com a conclusão da ampliação do Canal do Panamá, que está prevista para 2016.

Com a parceria internacional, as administrações dos portos pretendem fazer uma pesquisa de marketing geral, centrada no aumento da movimentação de cargas e de passageiros, e trocar informações sobre o desenvolvimento de infraestrutura portuária planejada, a indústria de cargas existente em cada porto e as estatísticas históricas. Isso será possível com a formação de grupos técnicos de trabalho para troca de visitas.

A primeira iniciativa pretendida com o acordo é o reforço das políticas de preparação para as micro e pequenas empresas para exportação, em especial os arranjos produtivos locais (APLs), entre eles, têxtil e gesseiro, para os quais a AD Diper (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco) já possui projetos. Atualmente, a cadeia têxtil de Pernambuco engloba mais de 15 mil empresas em Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, que respondem por 100 mil empregos e 12% da produção de toda a indústria pernambucana, fabricando 900 milhões de peças por ano.

O segundo projeto para Suape-Miami deve focar a consolidação de cargas para exportação voltada aos pequenos produtores do Estado, para o qual Suape buscará ter saídas semanais e quinzenais, alinhando com armadores, agentes de cargas e terminais e articulando com os exportadores.

No Porto do Recife, o intuito é buscar novos cruzeiros. Inaugurado em agosto de 2013, o Terminal de Passageiros recebeu cerca de 50 mil turistas na temporada de 2014/2015 e, para a temporada 2014/2015, estão previstos 30 mil passageiros.

Fonte: Guia Marítimo