Forças Armadas atuam há quase três meses em apoio às famílias brasileiras no enfrentamento à COVID-19

Forças Armadas atuam há quase três meses em apoio às famílias brasileiras no enfrentamento à COVID-19

Ações estão sendo desenvolvidas ao longo dos 89 dias, iniciada em 21 de março

“O combate à COVID-19 é uma guerra que está sendo vencida. Com perseverança e muita luta. É um combate que estamos travando há 90 dias, com Comandos Conjuntos organizados para isso. São três meses de apoio, auxílio, participação das Forças Armadas para tentar diminuir o sofrimento das famílias brasileiras”. Com essas palavras o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, resumiu a atuação dos militares no contexto da Operação COVID- 19, desencadeada pela Pasta.

O ministro esteve em visita ao Recife (PE), na tarde da última terça-feira (16), para acompanhar os trabalhos realizados na missão nos estados do Comando Conjunto Nordeste (CMNE), formados por Piauí, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

O Comandante do CMNE, General Ivan Neiva, destacou, durante reunião sobre a operação que, “é importante que a sociedade brasileira se sinta amparada pelas Forças Armadas. Estamos trabalhando com sinergia, interoperabilidade, cooperação e prevenção”, pontuou.

Conforme informações do General Neiva, o CMNE realizou 1.150 ações, entre elas: desinfecção de espaços públicos, distribuição de cestas básicas, entrega de kits de alimentos para famílias do Profesp, quentinhas para moradores de rua.

Em discurso para os militares do CMNE, o Ministro da Defesa os parabenizou pela atuação e destacou a importância do trabalho deles nesse momento delicado, que, em suas palavras, “será lembrado nos livros de história”.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa solicitou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao coronavírus. Foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

Fonte: Ministério da Defesa / Foto: Raphael Max