Canal do Panamá: navios porta-contêineres se beneficiam do êxodo de outros setores

Canal do Panamá: navios porta-contêineres se beneficiam do êxodo de outros setores

Os navios porta-contêineres estão conseguindo manter as médias diárias de trânsito através do Canal do Panamá, o que não vem acontecendo com outros segmentos, destaca a consultoria inglesa Drewry. Os dados mensais da Autoridade do Canal do Panamá (ACP) mostram que, embora o número total de trânsitos esteja diminuindo, a participação dos navios porta-contêineres vem aumentando. A situação decorre da decisão de armadores de outros tipos e navios em contornar a hidrovia.

Numa tentativa de preservar os níveis de água da bacia hidrográfica do canal, desde março de 2023 a ACP reduziu progressivamente o trânsito diário. As temperaturas mais elevadas do que o normal no Oceano Atlântico juntamente com o fenômeno El Niño e o atraso da estação chuvosa são as razões para a restrição. Com o pouco calado, os navios são obrigados a reduzir o peso da carga em trânsito.

Os dados do ACP relativos a dezembro de 2023 mostram que os trânsitos mensais nas duas eclusas diminuíram cerca de 25% em relação a outubro de 2023 — 746 trânsitos contra 1.002. Em dezembro de 2022, ocorreram 1.281 trânsitos.

 

Fonte: Portos e Navios