Câmara de Niterói aprova PL de refinanciamento de dívidas do setor naval

Câmara de Niterói aprova PL de refinanciamento de dívidas do setor naval

Com votos de 17 dos 18 vereadores presentes, a Câmara Municipal de Niterói aprovou, na última terça-feira (9), o projeto de lei de autoria do prefeito Rodrigo Neves (PDT-RJ) que concede às empresas do setor naval condições específicas para a regularização de débitos tributários com o município, incluindo IPTU, Taxa de Coleta de Lixo (TCIL) e ISSQN. O projeto depende agora apenas da sanção de Neves, e a expectativa da prefeitura é de que sejam renegociados R$ 300 milhões de dívidas com o município.

Pelo texto aprovado, serão concedidos descontos de até 100% sobre multas e juros para pagamentos à vista, mas sem alteração do valor original da dívida. O projeto permite ainda o pagamento parcelado em até 20 anos, com descontos de até 90% de juros e multas. Empresas em processo de recuperação judicial ou falência terão direito a parcelar suas dívidas em até 15 anos. Os benefícios serão concedidos aos contribuintes no prazo de 120 dias após a formalização da adesão.

Neves disse que a isenção de juros e multas e parcelamento das dívidas com o município faz parte do esforço da prefeitura para recuperar a competitividade e a saúde financeira das empresas do setor naval com sede na cidade. “De todos os setores econômicos, o que mais sofreu com a crise foi o naval. Elaboramos um projeto de lei de um Refis para a indústria naval evolui à regularização e recuperação econômica do setor”, explicou o prefeito.

O CEO do estaleiro Mauá, Miro Arantes, elogiou o projeto e ressaltou que ele pode ser decisivo para a recuperação das empresas niteroienses do setor naval. “Sem esse projeto de lei, estaleiros como o Mauá não conseguiriam dar conta de suas dívidas. Temos uma contribuição enorme a fazer para a cidade, gerando empregos e riqueza”, disse.

Fonte: Revista Portos e Navios