Bases da Marinha no Rio de Janeiro adotam energia renovável

Bases da Marinha no Rio de Janeiro adotam energia renovável

Sete bases navais da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro migrarão para o mercado livre de energia, em uma parceria com a Matrix Energia, viabilizada pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). A formalização do contrato ocorrerá, na próxima quarta-feira (30), na sede da Engepron, com presença de autoridades militares e executivos da empresa.

A migração permitirá que as bases, incluindo a Escola Naval na Ilha das Cobras e o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, escolham fornecedores e negociem tarifas mais competitivas, deixando o mercado cativo e seu modelo de preços fixos. O diretor comercial da Matrix Energia, Zebedeu Souza, disse que a mudança oferece redução de custos e maior previsibilidade financeira, eliminando bandeiras tarifárias e promovendo o uso de energia 100% renovável.

Segundo Souza, além de reduzir custos, a medida representa um passo importante na adoção de práticas sustentáveis nas operações militares, pois toda a energia fornecida será 100% renovável. A conclusão da migração está prevista para ocorrer entre novembro e dezembro de 2024.

Fonte: Portos e Navios