Aumenta a proporção de trabalhadores brasileiros com 40 anos ou mais
Aumentou o número de pessoas com 40 anos ou mais trabalhando no Brasil.
Maria do Carmo Brito Correa completa 85 anos em agosto, e atende o público de segunda a sexta na companhia de água e esgoto do Rio de Janeiro. Carminha começou a trabalhar aos 22 anos e nunca pensou em parar, nem mesmo depois da aposentadoria.
Na agência onde ela trabalha, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, todos os atendentes têm mais de 50 anos. Uma decisão da companhia para aumentar a diversidade na empresa. Números do IBGE mostram que a Carminha e os colegas não estão sozinhos.
De 2012 para 2023, a participação de pessoas com 40 anos ou mais na força de trabalho do país passou de 38,6% para 45,1%. Em números absolutos, são quase 11,5 milhões a mais de trabalhadores nessa faixa etária. Por outro lado, a participação de pessoas entre 18 e 24 anos caiu de 17% para 14%. E no grupo entre 25 e 39 anos, redução de 40,5% para 38,8%.
O economista Fernando de Holanda Barbosa Filho diz que programas de inclusão ajudam, mas afirma que esse movimento reflete, principalmente, o envelhecimento da nossa população – como mostrou o Censo divulgado em junho.
No mundo dos negócios, as regras são ditadas pelo mercado. Não existe favor. Se é assim, quem sai ganhando com a contratação desses profissionais mais experientes? Quem entende do assunto diz que todo mundo: os trabalhadores, os clientes/consumidores e as empresas.






