ANTAQ realizará reunião extraordinária para tratar da concessão da Hidrovia do Rio Paraguai

ANTAQ realizará reunião extraordinária para tratar da concessão da Hidrovia do Rio Paraguai

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, nesta quarta-feira (25), a 33ª Reunião Extraordinária de Diretoria (RED) para tratar da concessão da Hidrovia do Rio Paraguai. O encontro acontece a partir das 8h30.

A licitação já foi tema de duas audiências públicas. A primeira em fevereiro deste ano, na sede da Agência, em Brasília (DF), e a segunda aconteceu em abril de forma presencial em Corumbá (MS).

A reunião contará com a presença de todo o Colegiado da ANTAQ e será transmitida pelo canal da ANTAQ no YouTube.

Sobre a concessão 

A Hidrovia do Rio Paraguai compreende o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, localizada no município de Porto Murtinho (MS), e o leito do Canal do Tamengo, no trecho compreendido no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km.

Nos primeiros cinco anos da concessão, serão realizados serviços de dragagem, balizamento e sinalização adequados, construção de galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, implantação dos sistemas de gestão do tráfego hidroviário, incluindo Vessel Traffic Service (VTS) e River Information Service (RIS), além dos serviços de inteligência fluvial. Após esse período ainda serão feitas dragagens de manutenção na via.

Essas melhorias vão garantir segurança e confiabilidade da navegação. O investimento direto estimado nesses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

Fonte: Antaq