
ANTAQ abre inscrições para o curso Projeto Conceitual de Canais de Navegação
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) receberá treinamento do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (United States Army Corps of Engineers – USACE).
O curso, denominado “Projeto Conceitual de Canais de Navegação”, está com inscrições abertas para interessados do setor e formuladores de políticas públicas relacionados com o tema até o dia 12 de setembro. As inscrições podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas.
O treinamento será realizado entre os dias 6 e 10 de outubro na modalidade híbrida. Presencialmente, o curso será ministrado no Edifício Sede da ANTAQ e haverá a transmissão online no Teams.
Os instrutores do curso serão todos do quadro de funcionários da USACE, portanto, será feita tradução simultânea das aulas para a língua portuguesa.
Os professores serão: Edward Brauer, engenheiro hidráulico; Benjamin Emery, engenheiro Civil de Pesquisa e especialista em Operações de Dragagem no Laboratório de Hidráulica Costeira do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia; Tim Lauth, também engenheiro hidráulico e que, atualmente, apoia os acordos de transferência de conhecimento do USACE com agências brasileiras; e Calvin Creech, que é PhD e vice-presidente da PIANC Américas.
O objetivo da capacitação é proporcionar aos participantes uma compreensão técnica e prática do planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de sistemas de navegação interior (baixo calado).
Entre os tópicos que serão abordados estão a identificação das dimensões e alinhamentos do canal; empurradores de projeto; identificação de obstruções como pontes, ilhas, embarcações soçobradas; desenvolvimento de um plano diretor, dragagem; requisitos para estruturas de treinamento de canal, como revestimentos e diques; impactos de intervenções fluviais; considerações para o desenvolvimento de eclusas e barragens; considerações ambientais; benefícios de modelagem, serviços de informações fluviais (RIS); e vários estudos de caso.
A iniciativa é parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a ANTAQ e o USACE, sob acompanhamento da Gerência de Estudos Hidroviários e gestão da Superintendência de Estudos e Projetos Hidroviários.
Fonte: Antaq