SEP autoriza mais um TUP a operar no Pará

SEP autoriza mais um TUP a operar no Pará

Atualmente existem 14 TUPs em operação no Pará, outros 06 receberam autorização para operar no estado após a nova Lei dos Porto

O TUP (Terminal de Uso Privado) da ADM (Daniels Midland) já recebeu autorização da SEP (Secretaria Especial de Portos) para o início das operações, na região de Barcarena, próxima a Belém (PA). O terminal, conhecido como Ponta da Montanha, tem capacidade para movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas anuais, e poderá atingir até 6 milhões de toneladas de grãos até 2016.

O ministro César Borges disse que os investimentos da empresa demonstram a confiança do empresariado no país. “A minha satisfação de estar aqui, representando o Governo Federal, tem o sentido de demonstrar a importância que o governo e a Presidenta Dilma dão em dotar o País de uma moderna logística de transportes, dar melhores condições para que o Brasil, que tem potencial enorme no agronegócio, se transforme a cada dia em celeiro do mundo. É muito bom quando nós sentimos que uma empresa como a ADM, estabelecida desde 1907, confia, vem fazer investimentos no Brasil e é parceira do desenvolvimento do nosso país”, comemorou.

O ministro destacou o potencial do estado do Pará com um futuro radiante de crescimento, de desenvolvimento econômico e, consequentemente, de desenvolvimento social para sua população. “Se nós quisermos vantagens competitivas, nós teremos que procurar os melhores caminhos. E quando se olha, na logística brasileira, o melhor caminho se dirige para o Pará, principalmente com relação à exportação da nossa produção agrícola”.

Atualmente existem 14 TUPs em operação no Pará, outros 06 receberam autorização para operar no estado após a nova Lei dos Portos e a expectativa é um aporte de R$ 850 milhões em novos investimentos na região. Além disso, 20 áreas dentro do porto público fazem parte do Bloco I de arrendamentos e serão licitadas após a liberação dos estudos por parte do Tribunal de Contas da União. Será mais R$ 1,6 bilhão investido com as concessões.

Fonte: Guia Marítimo