Brasil cai 20 posições em ranking internacional de competitividade

Brasil cai 20 posições em ranking internacional de competitividade

Evento da Movimat em SP apresentou plataformas para o desenvolvimento do setor

A 18ª edição da CNL (Conferência Nacional de Logística), que começou na terça feira (16), promovida pela Abralog (Associação Brasileira de Logística) e que se realiza durante a Movimat SP, feira de soluções de logística interna e externa, contou com a participação do consultor e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) Manoel Reis; do vice-presidente de Logística do Walmart, José Paulo Pereira e do diretor Geral de Supply Chain da Reckitt Benckitt, Paulo Quirino durante o painel de abertura da conferência que foi moderada pelo consultor e professor da FGV, Rodolpho Weishaupt Ruiz.

Com o objetivo de avaliar o atual cenário de logística no Brasil e traçar um paralelo entre os resultados de 2014 com as projeções e expectativas de 2015, o professor Manoel Reis abordou as dificuldades da logística no Brasil nos últimos anos. “Os investimentos são importantes e devem ser oriundos de todos os setores, tanto público como privado. Para se ter uma logística satisfatória é preciso infraestrutura”, aponta o professor.

Para melhoria no setor ele aposta que o início efetivo da reforma tributária e fiscal, a construção de eclusas e utilização do potencial para hidrovias e implantação de ferrovias, podem desafogar os gargalos atuais.

Além do painel, o evento contou com o lançamento da Frente Nacional pela Multimodalidade, apresentada pelo presidente da Abralog, Pedro Moreira. O manifesto foi “Ações para um Brasil eficiente” será entregue aos presidenciáveis. A Frente Nacional pela Multimodalidade, será coordenada pela associação e envolverá embarcadores e operadores de transporte multimodal com frentes regionais para desmistificar a multimodalidade e fomentar a implementação de soluções de integração de modais no Brasil. A Frente atuará em cinco temáticas: vocação dos modais, eficiência operacional, sustentabilidade e segurança, planejamento operacional e otimização tributária.