Brasil volta a ocupar cargo de liderança na Organização Marítima Internacional
O Brasil foi eleito, nesta segunda-feira (22), para a vice-presidência do Subcomitê de Navegação, Comunicações e Busca e Salvamento (NCSR) da Organização Marítima Internacional (IMO), um dos principais fóruns técnicos voltados à elaboração de normas mundiais de segurança da navegação. O País disputou a cadeira com a China e os Estados Unidos e venceu com maioria dos votos, durante sessão plenária na capital inglesa.
Importância estratégica
O Capitão de Mar e Guerra da Reserva Marco Lucio Malschitzky exercerá o cargo de Vice-Presidente durante o ano de 2026, podendo ser eleito, ainda nesta semana, para 2027. O Oficial é membro da delegação brasileira no Subcomitê há mais de 10 anos, tendo contribuído para soluções e normas destinadas ao aprimoramento da segurança marítima internacional.
“Para o Brasil, país com extensa faixa litorânea, vasta área marítima sob jurisdição nacional e responsabilidades relacionadas à Amazônia Azul, os temas tratados no NCSR possuem importância estratégica. Os trabalhos conduzidos pelo Subcomitê impactam diretamente atividades ligadas à segurança da navegação, ao monitoramento do tráfego marítimo, à coordenação de operações de busca e salvamento e ao fortalecimento da infraestrutura marítima nacional”, explica o Capitão de Mar e Guerra.
Significado histórico
A eleição também possui significado histórico para a participação brasileira na Organização Marítima Internacional. O último brasileiro a exercer funções de liderança na IMO foi Flávio da Costa Fernandes, então Chefe do Departamento de Oceanografia do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). Ele atuou como Vice-Presidente do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição entre 2014 e 2019 e como Presidente do mesmo subcomitê entre 2020 e 2024.
Antes disso, o Brasil havia ocupado um cargo de liderança na IMO em 1969, período anterior à presença permanente da Marinha do Brasil na Organização.
“Esta conquista demonstra a credibilidade alcançada pelo Brasil junto aos estados-membros da IMO e reforça nossa capacidade de contribuir, de forma equilibrada e responsável, para o aperfeiçoamento das normas internacionais que promovem a segurança da navegação e a proteção da vida humana no mar”, afirmou o Representante Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida.
A Marinha do Brasil coordena os assuntos de interesse do Brasil na IMO por meio de uma estrutura técnica e interministerial sediada no Brasil e por meio da Representação Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional (RPBIMO), em Londres. A RPBIMO tem como missão representar o Estado brasileiro perante a Organização, coordenar a participação nacional nos diversos órgãos e comitês da IMO e defender os interesses marítimos do País nas negociações internacionais relacionadas à segurança da navegação, à proteção do meio ambiente marinho e à facilitação do transporte marítimo.
Fonte: Agência Marinha de Notícias






