Seminário da ANTAQ apresenta funcionalidades dos Painéis Aquaviários

Seminário da ANTAQ apresenta funcionalidades dos Painéis Aquaviários

Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, dia 30 de janeiro, uma apresentação para aprofundar o uso de dados que fortalecem a regulação e a tomada de decisões no setor. Trata-se do Seminário de Informações Aquaviárias, que ocorrerá no plenário da Agência, em Brasília (DF), mas que será transmitido também pelo canal da ANTAQ no Youtube. A abertura contará com a presença do Diretor-Geral, Frederico Dias.

No evento, serão apresentados três painéis diferentes e estratégicos para compreensão do setor: o Painel Estatístico Aquaviário, os Painéis de Instalações Privadas – onde há o Painel Principal e o de Publicações,  além do Painel de Outorgas da Navegação. A ideia é apresentar para o público externo e interno – incluindo os novos servidores empossados no último concurso, o potencial que cada um desses painéis tem: “Nós temos muito material, muita informação que não é trivial. Tem servidor antigo que não conhece os painéis com profundidade, então, um dos objetivos é trazer luz a essas ferramentas que auxiliam na análise do setor, na análise de desempenho operacional e conhecimento sobre os fluxos aquaviários”, pontuou o idealizador do Seminário, o Superintendente de Estudos e Projetos Aquaviários, Eduardo Queiroz.

ESTATÍSTICO AQUAVIÁRIO

Ele é o repositório de informações operacionais do setor. Com o Estatístico Aquaviário, pode-se entender a dinâmica nacional da área, seja nas navegações ou nos terminais regulados pela Agência. Por meio do Estatístico, a ANTAQ opera com excelência em sua função de fiscalização, além de instrumentalizar suas ações com maior precisão: “É uma ferramenta de trabalho que minimiza assimetrias de formação e gera conhecimento sobre setor e, também, trabalha como farol para o desenvolvimento de políticas públicas do setor aquaviário”, disse Queiroz.

OUTORGAS DE NAVEGAÇÃO

É um painel que possui uma função dupla: serve para facilitar o acesso dos servidores ao agregado de informações das empresas brasileiras de navegação e suas respectivas frotas, além de permitir aos usuários e operadores a dinâmica das navegações comerciais reguladas pela Agência. Por meio dessa ferramenta é possível extrair padrões, entender as dinâmicas dessas empresas e das navegações – inclusive as navegações voltadas ao transporte de passageiros. Com esse painel, o interessado obtém informações sobre todas as linhas, operadores e embarcações disponíveis – o que acaba se tornando uma grande ferramenta para os usuários, principalmente os passageiros, que terão conhecimento sobre as linhas existentes, embarcações e seus respectivos dias e horários. Já as  empresas de navegação, conseguem acompanhar as movimentações do mercado, buscando subsídios para melhor competir e fornecer melhores serviços.

PAINÉIS DE TERMINAIS PRIVADOS

Trata-se de dois painéis que buscam fornecer um conjunto de informações sobre os terminais privados regulados pela ANTAQ. Além de ser um instrumento de transparência ativa aos pedidos de novos terminais privados e aos registros de instalações portuárias, nessas ferramentas encontram-se as principais características dos terminais como, por exemplo, o perfil de carga autorizado e o investimento previsto. “Tanto o painel de Outorgas de Navegação e quanto o de Instalações Portuárias são instrumentos que auxiliam usuários internos e externos a melhor compreender o setor aquaviário nacional. Os dois painéis de instalações privadas também são voltados para o acompanhamento processual dos pleitos sob análise ou já finalizados pela Agência. Eles disponibilizam, ainda, um conjunto de informações sobre essas instalações, o que facilita a análise do MPor e atrai olhares de potenciais interessados nas instalações”, concluiu o Superintendente.

SERVIÇO:

Seminário de Informações Aquaviárias

EVENTO HÍBRIDO

DATA: 30 de janeiro
HORÁRIO: 9h às 12h

. Participação presencial: Plenário da Agência – Brasília (DF)
. Participação Virtual: Canal da ANTAQ no YouTube


PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura
Frederico Dias, Diretor-Geral da ANTAQ

9h15 – Painel de Outorgas da Navegação
Eduardo Queiroz, Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários (SEPH)

10h – Painel Estatístico Aquaviário
Aníbal Durães, Chefe da Divisão de Painéis e Publicações (DPP/GEA/SESGI)

11h – Painel de Instalações Privadas e Painel de Publicação
Eduardo Queiroz, Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários (SEPH)

Fonte: Antaq