Fomos procurados por vários estaleiros sobre barcaças, diz Bacci

Fomos procurados por vários estaleiros sobre barcaças, diz Bacci

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, acredita que a licitação de embarcações hidroviárias será competitiva e deverá reunir um número relevante de participantes. Ele que, ao longo do processo, a empresa recebeu uma série de consultas sobre a concorrência, que compreende um total de 18 barcaças e 18 empurradores para transporte de derivados de petróleo e biocombustíveis. A abertura dos envelopes com as propostas será nesta sexta-feira (12).

A licitação, anunciada no último dia 20 de outubro, será dividida em seis lotes, sendo três para contratação de empurradores e três para as barcaças, que deverão permitir o transporte de um ou mais derivados de petróleo e incorporar tecnologias modernas. “Acredito que vai ter bastante concorrência porque nós fomos procurados por vários estaleiros”, afirmou Bacci.

As embarcações têm previsão de entrada em operação em 2026. A encomenda integra a estratégia da companhia de entrada no modal logístico de navegação interior para o transporte de combustíveis nos principais portos da costa brasileira. A iniciativa está em linha com o plano de ampliação e diversificação dos negócios da empresa.

De acordo com a companhia, 10 das barcaças terão capacidade para transportar 3.000 toneladas de porte bruto e oito, de 2.000 TPB. O presidente da Transpetro explicou que é possível que alguns concorrentes apresentem propostas específicas para um lote de um empurrador ou para um lote de barcaças. “Estou bem confiante de que será uma licitação bastante competitiva de barcaças e empurradores”, disse Bacci.

Fonte: Revista Brasil Energia