Campanha do Dia do Marinheiro foca no valor dos militares e de seu trabalho para a sociedade

Campanha do Dia do Marinheiro foca no valor dos militares e de seu trabalho para a sociedade

A nova campanha publicitária do Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, tem o propósito de homenagear os militares da Marinha do Brasil (MB), convidando os brasileiros a perceber o valor de uma vida dedicada à Pátria. Também apresenta as atividades realizadas por esses combatentes em nome da Marinha do Brasil — no mar, nos rios e em terra —, ampliando a compreensão coletiva sobre como cada uma dessas ações entrega valor real à sociedade.

Em torno do conceito “Ser Marinheiro tem valor”, as peças buscam enaltecer as virtudes que compõem o perfil marinheiro, como honra, lealdade, espírito de sacrifício, coragem, abnegação, disciplina e patriotismo. Além disso, a campanha contribui para expandir a percepção pública sobre os resultados do trabalho dos Marinheiros para o País: da defesa naval às missões humanitárias; do apoio às pesquisas científicas à independência tecnológica.

O lançamento do vídeo institucional aconteceu neste sábado (6), durante a Cerimônia de Formatura do Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro (RJ). Ao longo do mês de dezembro, as peças gráficas podem ser conferidas nas mídias on e off-line, como paineis de led, busdoors e outdoors, em locais de grande circulação de pessoas, em todo o Brasil. A Rádio Marinha também tem programação especial, com spots e um podcast sobre os 100 anos do Dia do Marinheiro.

Criamos essa campanha para revelar à sociedade a verdadeira dimensão do trabalho do Marinheiro, um profissional cuja dedicação vai muito além do que se vê na superfície. Nosso objetivo é valorizar sua competência técnica, sua coragem silenciosa e o impacto essencial que exerce na segurança e no progresso do País. A intenção é provocar uma nova percepção pública, mais fiel e justa sobre essa carreira”, explica o Diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.

No Distrito Federal e no Rio de Janeiro

No Distrito Federal, painéis de LED distribuídos pelos principais shoppings da capital já exibem as peças da campanha, veiculadas ainda em busdoors, no Aeroporto Internacional de Brasília e empenas de edifícios comerciais. Destaque para os painéis de LED do Centro Comercial Boulevard, próximo ao Shopping Conjunto Nacional, que pela primeira vez exibem as artes em sincronia, formando um grande painel de mais de 2.100 m2, impactando mais de 1 milhão de pessoas por dia. Na capital fluminense, um avião com faixa publicitária circulará pelas praias da Zona Sul.

Dia do Marinheiro, homenagem a Tamandaré

A vida de Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, — dedicada inteiramente à defesa da Pátria—, foi ela mesma um exemplo de valor, algo que a campanha quer reforçar. Com apenas 15 anos, fez parte, como voluntário, da primeira Esquadra brasileira, durante a Guerra da Independência, em 1823. Tamandaré tripulava a Fragata “Niterói” quando esta empreendeu uma perseguição a navios portugueses em fuga para sua terra natal. Ele, portanto, estava lá quando o Pavilhão Nacional foi erguido pela primeira vez em águas internacionais.

Toda sua carreira, de Marinheiro a Almirante, foi marcada por conquistas históricas para o País. Em 1864, Tamandaré assumiu o Comando-em-Chefe das Forças em Operação no Rio da Prata, quando o Império brasileiro decidiu intervir na guerra civil em curso no Uruguai, em defesa dos interesses dos brasileiros residentes naquele país. Ainda estava no cargo quando rompeu a Guerra da Tríplice Aliança, contribuindo para impedir a movimentação paraguaia pelos rios e conter sua invasão ao território brasileiro.

Fonte: Agência Marinha de Notícias