Banco Central lança ferramenta que impede abertura de contas bancárias sem a autorização do titular
O Banco Central lançou nesta segunda-feira (1º) mais uma ferramenta contra a ação dos golpistas: é um serviço que impede a abertura de contas sem a autorização do titular.
A novidade deve ajudar a evitar golpes e fraudes com documentos falsos. A pensionista Vania de Lima sabe bem o que é isso: teve uma conta aberta em seu nome.
A partir de agora, a pessoa ou a empresa pode informar ao Banco Central que quer bloquear a abertura de contas novas no nome dela. O bloqueio impede a abertura de novas contas – seja conta corrente, poupança ou aquela de pagamento pré-paga – e também registra que a pessoa não quer ser incluída como responsável por contas de outras pessoas ou empresas.
O sistema do BC vai guardar essa escolha e informar as instituições financeiras sobre a opção quando consultarem os dados para abertura de novas contas vinculadas a um CPF ou CNPJ. Essa nova ferramenta – que ganhou o nome de BC Protege Mais – pode ser acessada pelo site do Banco Central. Basta entrar em “Meu BC”, colocar o login e a senha da conta gov.br – é preciso ter uma conta nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada, para ter acesso ao serviço – e ativar o serviço na área BC Protege Mais.
Se estiver cadastrado como colaborador de uma empresa no gov.br, você também poderá ativar a proteção dessa empresa. O serviço é de graça e poderá ser cancelado pelo próprio usuário quando decidir que quer abrir uma conta nova.
Até o começo da noite, mais de 19 mil pessoas já tinham ativado a proteção. As instituições financeiras fizeram 760 mil consultas nesta segunda-feira (1º). Em 456, o sistema avisou que o usuário fez o bloqueio.
Fonte: G1






