O Brasil concorre à reeleição no Conselho da Organização Marítima Internacional
O Brasil concorre à reeleição no Conselho da Organização Marítima Internacional (IMO), para o biênio 2026-2027. Membro da IMO desde 1963, o País disputa o pleito na categoria destinada a Estados com maior interesse no comércio marítimo internacional. O resultado será anunciado pelo Presidente da 34ª Assembleia da entidade, ao final da sessão eleitoral, que ocorrerá na próxima sexta-feira (28).
A Delegação Brasileira é chefiada pelo Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, Representante Permanente do Brasil junto à IMO, que discursou na sessão plenária, nesta quarta-feira (26), defendendo a relevância da atuação brasileira e reiterando o compromisso nacional com a segurança da navegação, a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável do setor marítimo.
O desenvolvimento econômico deve andar de mãos dadas com a responsabilidade ambiental. O compromisso do Brasil com seus princípios está fundamentado na realidade. Temos um dos maiores conglomerados de energia elétrica limpa do mundo. Da mesma forma, nossa expertise no desenvolvimento e uso de biocombustíveis demonstra que o crescimento econômico e a ação climática podem avançar juntos”, afirmou na ocasião.
O Brasil ocupa assento no Conselho de forma ininterrupta desde 1967. A votação dos 40 membros que comporão o Conselho ocorrerá ao longo da Assembleia, da qual participam os 176 estados-membros.
Sobre a IMO
A Organização Marítima Internacional é uma agência especializada das Nações Unidas focada na regulamentação do transporte marítimo internacional. Desde o ano 2000, a Marinha do Brasil é responsável pela atuação da Representação Permanente do Brasil junto à Instituição, participando das discussões em defesa dos interesses nacionais, particularmente relacionados à segurança da navegação, à proteção do meio ambiente marinho e à sustentabilidade e eficiência do setor marítimo.
Fonte: Agência Marinha de Notícias






