
Nexio e IBBX firmam parceria de olho no setor de O&G
A Nexio – plataforma de produtos e serviços digitais controlada pela Ocyan e pela consultoria EloGroup – firmou uma parceria estratégica com a IBBX, empresa especializada em soluções de conectividade e monitoramento remoto.
A colaboração integra sensores inteligentes, gateways sem fio e a plataforma de análise IBBX, com foco na predição de falhas e na digitalização de operações industriais, especialmente em ambientes de alta complexidade como o offshore.
A IBBX possui uma tecnologia de comunicação de longo alcance, que permite transmissão de dados a mais de 1 km em campo aberto e até 300 metros em ambientes com barreiras físicas ou umidade eletromagnética, formando redes privadas densas com mínima necessidade de repetidores.
O resultado da parceria é uma solução de monitoramento sem fio escalável, eficiente e com alta aplicabilidade em operações industriais críticas, composta por sensores inteligentes sem fio , gateways de comunicação e software para análise e predição de falhas.
A nova tecnologia pode ser aplicada em qualquer tipo de equipamento rotativo – de redutores a turbinas, entre 30 e 10.000 RPM – e em qualquer segmento industrial. No entanto, o foco inicial será expandir o atendimento ao mercado de petróleo e gás, especialmente no ambiente offshore.
Entre os principais ganhos estão a redução de paradas não programadas, por meio da identificação antecipada de falhas em ativos críticos; otimização da manutenção, com transição de modelos corretivos para preditivos; menos aulas em campo, eliminando a necessidade de acesso físico a equipamentos; e maior confiabilidade dos ativos, com decisões baseadas em dados reais e contínuos.
“Com essa integração, complementamos o portfólio da Nexio com uma solução completa que conecta o campo à inteligência digital”, disse Rodrigo Chamusca, gerente executivo de Negócios Digitais e Tecnologia da Ocyan, segundo o comunicado.
A IBBX é a 11ª startup que se junta à plataforma de soluções digitais, depois da Altave, Cumulus (EUA), ConditionAll (Noruega), Pyplok (Canadá), Confirm8, Endserv, Protium Dynamics, Intelie, Dersalis e Vidya (investida Ocyan).
Fonte: Revista Brasil Energia