Ibama conclui vistorias na Bacia da Foz do Amazonas, antes de marcar APO

Ibama conclui vistorias na Bacia da Foz do Amazonas, antes de marcar APO

Após mais de uma semana de trabalho, o Ibama concluiu uma série de vistorias nos centros de fauna da Petrobras instalados nos municípios de Oiapoque (AP) e Belém (PA) e nas embarcações de resposta a vazamentos e resgate de animais. Essa era uma etapa prévia à marcação da avaliação pré-operacional (APO) pelo Ibama, que vai determinar o licenciamento da exploração do bloco FZA-M-59, na Bacia da Foz do Amazonas.

Na vistoria, foram verificadas as condições de funcionamento de cinco barcos de apoio do tipo PSV (platform supply vessel) da frota da Bram Offshore – C-Viking, C-Warrior, Mr Sidney, Ms Virgie e Corcovado. Além deles, o Ibama fez a vistoria do barco do tipo OSRV (oil spill response vessel) Ilha das Flechas, da Ocean Pact.

A Petrobras esperava que a APO fosse marcada até segunda-feira passad (14), mas isso não aconteceu. Enquanto aguarda uma posição do Ibama, a empresa mantém a sonda NS 42, programada para ser usada no simulado de emergência, em parada operacional em Belém, desde o dia 28 de junho. Ainda não há uma data de chegada da embarcação ao destino final.

O contrato de afretamento da sonda com a Foresea termina em outubro. Por isso, a Petrobras corre contra o tempo, na tentativa de, em menos de três meses, realizar a APO e iniciar a exploração da área para não correr o risco de ficar sem equipamento para as operações.

Fonte: Brasil Energia