Bunker One concentra operação latina no Brasil e visa fluxo maior de navios na Lagoa Mirim
A empresa de fornecimento de combustível marítimo Bunker One, da dinamarquesa Bunker Holding, vai centralizar as operações do grupo na América Latina, o que envolve sobretudo Uruguai e Colômbia. A Bunker Holding tem cerca de 15% do mercado global. O rearranjo local foi motivado pelo crescimento de 47% na operação brasileira nos dois últimos anos.
“Esperamos elevação de cerca de 30% na comercialização de bunker quando a hidrovia estiver em pleno funcionamento”, continua Ribeiro.
Uruguai
A Bunker One considera o porto de Montevidéu estratégico para o negócio. Às margens do rio da Prata, o porto é capaz de receber navios de grande porte e é central para o trânsito de cargas do Mercosul, embora tenha perdido relevância no abastecimento nos últimos anos.
A operação local é realizada com navios-tanque nas áreas de fundeio interna e externa do porto, além dos terminais do país. Também é oferecido o abastecimento de diesel marítimo por caminhões para embarcações atracadas.
Colômbia
Em Cartagena das Índias, informou a Bunker One, o abastecimento de combustível marítimo será realizado por meio de balsas, assim como no Rio. Já em Buenaventura, além dessa modalidade, clientes contarão também com o abastecimento por caminhão.
“Na Colômbia, oferecemos cobertura completa. É o único país da América do Sul banhado por dois oceanos e lá temos pontos de abastecimento em Cartagena e Buenaventura, tanto no Atlântico quanto no Pacífico. Isso permite o abastecimento de navios que fazem as duas rotas”, conclui Ribeiro.
Fonte: Estadão






