
Travessia de barcas no litoral de SP passará por ‘restauração completa’, diz secretária
Os terminais de passageiros da travessia de barcas entre o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Santos passarão por revitalização nas estruturas. O anúncio foi feito pela secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, que visitou o lado guarujaense nesta segunda-feira (20).
A secretária explicou que o primeiro edital foi lançado na semana passada e vai receber propostas no dia 18 de abril, visando a reforma do terminal de Vicente de Carvalho. A intenção é reformá-lo completamente, incluindo piso, flutuante, passarela, parte superior, banheiros, iluminação, entre outros pontos. Não haverá interrupção da travessia durante as obras.
“Vai ser uma restauração completa. Se a gente olhar de perto, tem que restaurar completamente, fazer acessibilidade, garantir acesso a todos. A gente já lançou edital na semana passada, com a apresentação de propostas no dia 18 e 19 de abril, com previsão no início de junho para a parte de flutuante e passarela, e para parte de Santos também, do terminal de passageiros”, explicou.
A data de 19 de abril será reservada a propostas de licitação para a reforma do terminal de Santos. Segundo Natália, o cronograma prevê oito meses de duração das obras, a partir do início, que está previsto para junho. As obras nos dois terminais têm custo estimado em cerca de R$ 19 milhões.
“A gente vai fazer aqui uma reformulação total do flutuante, da passarela, garantir estruturas mais resilientes e com mais qualidade para a população”, destacou.
Concessão do serviço
No ano passado, o Governo de São Paulo, sob gestão anterior, planejou conceder todas as travessias litorâneas para a iniciativa privada. Entretanto, o leilão, que estava previsto para março, não aconteceu devido à pressão de prefeitos da região.
A reclamação se deu em relação a um possível reajuste de 50% no valor da tarifa. Os prefeitos de Santos, Rogério Santos, e de Guarujá, Válter Suman, cobraram maior participação dos municípios na discussão do projeto, bem como um programa de subsídio do Estado para que a tarifa não dispare.
Natália Resende ressaltou que o Estado pretende realizar uma “concessão patrocinada” do serviço de travessias à iniciativa privada, mas com aporte do governo para manter a tarifa em um valor adequado. A ideia é semelhante ao que ocorre com a Ecovias, concessionária que opera o Sistema Anchieta-Imigrantes de rodovias, mas com as devidas adaptações para o sistema de balsas e barcas.
“A gente já iniciou os estudos, já qualificamos nosso programa de parcerias do Estado. Aqui a gente tá falando de uma concessão patrocinada. A gente chama o privado para ajudar o Estado a prestar com mais qualidade e eficiência esse serviço. O Estado entra com aporte em conjunto com uma tarifa justa para o usuário. A gente quer que nesse ano ou ano que vem a gente já consiga fazer a licitação ou edital”, declarou a secretária.
Fonte: A Tribuna