Trabalhador vai poder sacar o FGTS nesta 2ª feira. Veja quem tem direito
Os trabalhadores poderão a partir desta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, fazer o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O saque-aniversário permite que o empregado com carteira assinada retire parte do saldo do seu FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. Segundo a Caixa Econômica Federal, até agora, mais de 12,9 milhões de pessoas já aderiram à modalidade.
Regras do saque-aniversário
O trabalhador que aderir ao saque-aniversário precisa estar atento a uma regra: ele vai perder o direito de sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Porém, poderá sacar a multa rescisória de 40% paga pelo empregador.
Lembrando que o resgate do dinheiro deve ser feito entre o primeiro dia útil do mês de nascimento do cotista e o último dia útil do segundo mês subsequente. Neste caso, quem nasceu em janeiro, tem até o dia 31 de março para sacar o dinheiro.
Como aderir ao saque-aniversário?
Quem quiser optar pelo saque-aniversário deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. Lá você clica em “Meu FGTS”, em seguida acesse a aba “Saque-Aniversário”. Você deve então ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque aniversário”.
O sistema da Caixa Econômica também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário, levando em conta o seu saldo atual no FGTS.






