
Cerimônia celebra o 80º aniversário da Força Naval do Nordeste
Em 19 de outubro ocorreu, na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), a cerimônia alusiva ao 80º Aniversário da Criação da Força Naval do Nordeste (FNNE). Criada em 5 de outubro de 1942, a FNNE foi uma resposta da Marinha do Brasil para reforçar a defesa no Atlântico Sul, a partir da inserção do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Presidida pelo Comandante de Operações Navais, a cerimônia foi abrilhantada pela presença do ex-Ministro da Marinha e ex-integrante da FNNE Almirante de Esquadra Alfredo Karam. O então Tenente Karam serviu a bordo do Contratorpedeiro de Escolta “Bauru”, incorporado em uma fase posterior à FNNE. O 1º Vice-Presidente do Clube Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, também prestigiou a solenidade, a exemplo de outras autoridades. Entre os demais convidados, destaca-se a presença de familiares do Contra-Almirante Ary Parreiras, Comandante da Base Naval de Natal à época da Segunda Grande Guerra. A Base desempenhou papel importante no auxílio à FNNE, sendo fundamental para a manutenção da capacidade de combate dos navios.
Após a execução do Hino Nacional, o Aspirante do 3o ano da Escola Naval GabrielLucas Lopes Whately proferiu uma alocução sobre a importância da data, representando o Clube Naval; na sequência, foi lida a Ordem do Dia do Comandante de Operações Navais; e, em seguida, Capelães Navais conduziram orações em memória aos ex-combatentes da FNNE, marinheiros que honraram a Pátria com o sacrifício da própria vida.
Por fim, foram realizadas aposições florais junto ao busto do Almirante Soares Dutra, Comandante da FNNE. O gesto expressa o reconhecimento da Marinha do Brasil a todos os heróis componentes daquela importante Força Naval.
Fonte: Defesa em Foco