Mais de 2 mil embarcações são inspecionadas no Pará durante a Operação Verão Amazônico
Até o dia 31 de julho, a Marinha do Brasil coordena a Operação Verão Amazônico 2022 com 105 militares fiscalizando a segurança do transporte de pessoas e de cargas no Pará. Até agora, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental contabiliza 2.006 embarcações inspecionadas, das quais 20 foram apreendidas, além de 95 notificações e cinco inquéritos administrativos instaurados.
Equipes de Inspetores Navais estão atuando na capital paraense no Distrito de Icoaraci, na Av. Bernardo Sayão, na Praça Princesa Isabel e no Terminal Hidroviário de Belém. Já no interior do estado, a atuação está sendo em Marudá, Salinópolis, Altamira, Tucuruí e Marabá. A operação tem o objetivo de assegurar a salvaguarda da vida humana no mar, rios e lagos, além da segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica gerada pelas embarcações.
De acordo com o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira, durante o verão amazônico, os inspetores navais fazem verificação da capacidade de lotação de passageiros nas embarcações, transporte de carga e ferryboats, analisando se estão em condições de segurança para a população.
“Em períodos como esse, a operação reforça a fiscalização das embarcações que transportam pessoas que estão em passeio, por exemplo. Visamos reduzir os acidentes nos rios da região. Paralelamente a esse controle, promovemos ações educativas para orientar a população sobre segurança da navegação”, afirmou.
Fonte: Defesa em Foco






