Capitania dos Portos da Amazônia Oriental conscientiza ribeirinhos sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu (PA)

Capitania dos Portos da Amazônia Oriental conscientiza ribeirinhos sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu (PA)

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizou, no dia 14 de Julho, uma palestra sobre segurança da navegação, na Ilha do Combu, em Belém (PA). A ação foi promovida pela Organização Não-Governamental “Amigos Voluntários do Pará”, com apoio da Marinha do Brasil e das empresas Paravida, Quality, Alessa, Cabelereiros solidários, Padaria Liliane, Comissão de Saúde e de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil e Projeto Criança Feliz.

Na ocasião, a CPAOR ministrou palestra sobre prevenção de acidentes, como o escalpelamento; cursos oferecidos pelo Ensino Profissional Marítimo (EPM) da Capitania; e demonstração de uso de coletes salva-vidas. Aproximadamente 35 pessoas receberam instruções sobre práticas individuais e coletivas, que possibilitam a prevenção de acidentes.

Foram doados 28 coletes salva-vidas, revistas e cartazes educativos, bem como foi oferecido o serviço de orientação do Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPAOR, que prestou esclarecimentos sobre os serviços de regularização de documentação das embarcações e de condutores; como segunda via da carteira marítima; transferência de jurisdição da Caderneta de Inscrição e Registro; inscrição de embarcação; renovação de título de embarcação; transferência de propriedade de embarcação e vistoria.

A ação tem como objetivo combater os acidentes da navegação na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval (Com4°DN), estimulando a edificação da mentalidade fluvial junto às comunidades ribeirinhas, através de iniciativas voltadas para a segurança da navegação, prevenção da poluição e a salvaguarda da vida humana.

Fonte: Defesa em Foco