Possibilidade da interrupção do serviço de barcas no RJ faz Alerj convocar audiência para debater nova licitação
A Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário fará, nesta segunda, uma audiência pública para debater o futuro da oferta do serviço das Barcas no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2023 expira a concessão atual e a CCR já disse que não quer continuar administrando o serviço. A Secretaria Estadual de Transportes e a UFRJ, que fará a modelagem da nova concessão, já confirmaram presença.
– Queremos ouvir a secretaria de transportes e a UFRJ, nova contratada para a modelagem da licitação, sobre como planejam o futuro das barcas e garantir que não haja interrupção do serviço. O governo já perdeu todos os prazos, vamos trabalhar para que pelo menos o processo seja bem feito garantindo participação da população e melhorias estruturais – diz Serafini.
Outras demandas que serão levantadas na audiência, além da manutenção do serviço com o fim da atual concessão, tai como: a política de criação de novas linhas (como a estação em São Gonçalo), a ampliação dos horários de viagens para Paquetá, Cocotá e Niterói, a implementação da linha social em Charitas e a busca pela redução do valor da tarifa.
Fonte: Alerj






