Possibilidade da interrupção do serviço de barcas no RJ faz Alerj convocar audiência para debater nova licitação

Possibilidade da interrupção do serviço de barcas no RJ faz Alerj convocar audiência para debater nova licitação

A Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário fará, nesta segunda, uma audiência pública para debater o futuro da oferta do serviço das Barcas no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 2023 expira a concessão atual e a CCR já disse que não quer continuar administrando o serviço. A Secretaria Estadual de Transportes e a UFRJ, que fará a modelagem da nova concessão, já confirmaram presença.

– Queremos ouvir a secretaria de transportes e a UFRJ, nova contratada para a modelagem da licitação, sobre como planejam o futuro das barcas e garantir que não haja interrupção do serviço. O governo já perdeu todos os prazos, vamos trabalhar para que pelo menos o processo seja bem feito garantindo participação da população e melhorias estruturais – diz Serafini.

Outras demandas que serão levantadas na audiência, além da manutenção do serviço com o fim da atual concessão, tai como: a política de criação de novas linhas (como a estação em São Gonçalo), a ampliação dos horários de viagens para Paquetá, Cocotá e Niterói, a implementação da linha social em Charitas e a busca pela redução do valor da tarifa.

Fonte: Alerj