PSDB vai comandar 11 das 30 maiores cidades do país
O segundo turno das eleições municipais de 2016 consolidou o PSDB como o partido que vai comandar o maior número de grandes cidades brasileiras.
Dos 30 maiores municípios do país em tamanho da população (com exceção de Brasília, que não participa das disputas municipais), a sigla comandará 11 deles. Apenas nesses municípios, passará a governar mais de 22,4 milhões de pessoas.
Além de São Paulo, a maior cidade brasileira e o maior colégio eleitoral do país, o partido vai comandar Santo André e São Bernardo, os maiores municípios do ABC Paulista, considerados também o “berço” do PT.
A eleição do PSDB nessas duas cidades é mais um sinal do sentimento antipetista que cresce no ABC, que, pela primeira vez, não teve nenhum candidato da legenda eleito prefeito naquela região.
Além disso, tucanos ainda venceram em duas “gigantes” do interior paulista: São José dos Campos e Ribeirão Preto, que, juntas, abrigam mais de 1,3 milhão de pessoas.
Na lista das 30 maiores cidades, há 17 capitais. Em seis delas o PSDB saiu vencedor: São Paulo, Manaus, Porto Alegre, Belém, Maceió e Teresina.
A outra capital que será governada pelo PSDB é Porto Velho, que não entra na lista das 30 cidades mais populosas do país.
A grande derrota do partido nestas eleições foi em Belo Horizonte, onde o candidato do PHS, Alexandre Kalil, desbancou o tucano João Leite, que era afilhado político do senador Aécio Neves (PSDB), presidente do PSDB.
Embora não tenha levado a disputa em BH, o partido passa a governar a vizinha Contagem (MG), com Alex de Freitas.
Fonte: Exame






