Portos respondem por 95,9% das exportações brasileiras

Portos respondem por 95,9% das exportações brasileiras

Os portos brasileiros foram responsáveis pelo escoamento de 95,9% das exportações do País no ano passado. Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do total de 637,6 milhões de toneladas de produtos vendidos em 2015, cerca de 612 milhões de toneladas tiveram os complexos portuários nacionais como porta de saída para o exterior.

Nos 11 primeiros meses do ano passado, o Porto de Santos foi responsável pelo escoamento de 79,6 milhões de toneladas de produtos. Os dados consolidados de 2015 ainda não foram divulgados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a estatal que administra o cais santista, mas a previsão é de chegar a 86,6 milhões de toneladas embarcadas no complexo portuário.

Na região, entre os destaques, estão os embarques de granéis sólidos. A projeção da Docas é ter exportado 57,6 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro do ano passado. Para este ano, as expectativas apontam para a repetição deste mesmo volume de grãos embarcados no cais santista.

Um dos produtos de maior volume nas exportações do Porto de Santos é a soja. A commodity também teve bom desempenho em outros portos e foi uma das responsáveis pelo expressivo volume das exportações brasileiras. De acordo com as informações do MDIC, pelo complexo santista foram embarcadas 13,03 milhões de toneladas de soja em grãos. O volume representa 24% do produto exportado no País.

Já a Docas projeta um volume de 13,2 milhões de toneladas de soja em grãos escoados em 2015. As estimativas da estatal apontam que, neste ano, serão embarcadas pelo Porto de Santos 13,9 milhões de toneladas de soja em grãos, um crescimento de 5,3% em relação ao estimado para o ano passado.

Pelo Porto de Rio Grande (RS), foram exportadas 11,3 milhões de toneladas, que representam 21% dos embarques da oleaginosa, um crescimento de 39% em comparação com 2014. Já pelo Porto de Paranaguá (PR) saíram 8,52 milhões de toneladas, 13% do total exportado nacionalmente.

Os portos do Arco Norte consolidaram-se como importante ponto de saída dos produtos brasileiros e apresentaram destaque com relação à soja em grão: exportaram 8,7 milhões de toneladas em 2014, 19% do total, e 12,6 milhões de toneladas em 2015, 23% da soma nacional.

Em São Luís (MA), 5 milhões de toneladas de soja em grãos foram escoadas pelos terminais locais, o que representa 9% das exportações. Barcarena (PA), no segundo ano de operação, embarcou 2,1 milhões de toneladas, que é 4% do volume exportado.

Fonte: A Tribuna