Pregão de dragagem dos berços de atracação do porto de Santos ocorrerá no dia 21
No próximo dia 21 de Janeiro a Codesp irá selecionar a empresa que fará a dragagem dos berços de atracação do porto de Santos. A sessão pública será aberta às 10 horas para a formulação dos lances, pelo sistema Comprasnet. A seleção será via pregão eletrônico, modalidade de licitação em que não se divulga valor prévio. Vence a disputa quem der o menor preço e estiver com a documentação de acordo com o que estabelece o edital. O contrato é para a dragagem de manutenção dos berços de atracação, por resultado, pelo prazo de seis meses.
Este será o terceiro contrato de dragagem no porto paulista. Os outros dois, ambos firmados com a empresa Van Oord, atendem a manutenção da profundidade do canal de navegação no trecho I, pelo valor de R$ 19,8 milhões, e nos demais trechos (II, III e IV), por R$ 19,7 milhões. Ambos mantêm a profundidade do porto em 15 metros em sua maior extensão.
Um quarto contrato, dessa vez a cargo da Secretaria de Portos (SEP), pasta à qual a Codesp é vinculada, irá corrigir falhas numa dragagem anterior e rebaixar o canal todo para uma profundidade entre 15 metros e 15, 7 metros. Depois de várias batalhas judiciais, a SEP deve homologar o contrato com a empresa EEL Engenharia nos próximos dias.
Segundo o presidente da Codesp, Alex Oliva, à medida em que a USP enviar os relatórios parciais de possibilidade de expansão da capacidade do canal (ler a reportagem Codesp planeja porto do futuro para nova geração de navios ) o contrato poderá ser ajustado para a nova meta, ou uma nova licitação ser feita.
Fonte: Valor Econômico






