Pregão de dragagem dos berços de atracação do porto de Santos ocorrerá no dia 21

Pregão de dragagem dos berços de atracação do porto de Santos ocorrerá no dia 21

No próximo dia 21 de Janeiro a Codesp irá selecionar a empresa que fará a dragagem dos berços de atracação do porto de Santos. A sessão pública será aberta às 10 horas para a formulação dos lances, pelo sistema Comprasnet. A seleção será via pregão eletrônico, modalidade de licitação em que não se divulga valor prévio. Vence a disputa quem der o menor preço e estiver com a documentação de acordo com o que estabelece o edital. O contrato é para a dragagem de manutenção dos berços de atracação, por resultado, pelo prazo de seis meses. 

Este será o terceiro contrato de dragagem no porto paulista. Os outros dois, ambos firmados com a empresa Van Oord, atendem a manutenção da profundidade do canal de navegação no trecho I, pelo valor de R$ 19,8 milhões, e nos demais trechos (II, III e IV), por R$ 19,7 milhões. Ambos mantêm a profundidade do porto em 15 metros em sua maior extensão. 

Um quarto contrato, dessa vez a cargo da Secretaria de Portos (SEP), pasta à qual a Codesp é vinculada, irá corrigir falhas numa dragagem anterior e rebaixar o canal todo para uma profundidade entre 15 metros e 15, 7 metros. Depois de várias batalhas judiciais, a SEP deve homologar o contrato com a empresa EEL Engenharia nos próximos dias. 

Segundo o presidente da Codesp, Alex Oliva, à medida em que a USP enviar os relatórios parciais de possibilidade de expansão da capacidade do canal (ler a reportagem Codesp planeja porto do futuro para nova geração de navios ) o contrato poderá ser ajustado para a nova meta, ou uma nova licitação ser feita. 

Fonte: Valor Econômico