Receita abre consulta ao último lote de restituições do IR
Segundo Fisco, mais de 600 mil contribuintes ficaram na malha fina em 2015
A Receita Federal abriu às 9h desta quarta-feira a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda 2015. Segundo o órgão, 2,7 bilhões de contribuintes têm direito à devolução de R$ 3,4 bilhões, que serão creditados no próximo dia 15.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita ou pelo Receitafone (146). Basta informar o número do CPF. Quem não foi incluído no último lote, nem nos seis anteriores, provavelmente está na malha fina. O Fisco informou que, neste ano, 617.695 declarações ficaram retidas, por causa de irregularidades ou inconsistências.
Para quem caiu na malha do Leão, o primeiro passo é verificar o extrato no extrato de processamento da declaração as pendências encontradas pela Receita. A consulta pode ser feita no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), disponível neste link. Na página, também é possível fazer um código de acesso, para quem nunca acessou o sistema. A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite o acompanhamento das restituições.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Fonte: O Globo






