
Treze pescadores são resgatados após naufrágio no litoral de Curuçá, no Pará
Treze pescadores foram resgatados de duas embarcações que naufragaram na manhã desta segunda-feira (22), no litoral de Curuçá, no nordeste do Pará. A operação de resgate foi realizada por duas lanchas da empresa de praticagem Barra do Pará.
Como ocorreu
A base de apoio operacional da Praticagem Barra do Pará, localizada na comunidade Vista Alegre, em Marapanim, recebeu a informação de que uma embarcação pesqueira estava naufragando perto do Farol de Curuçá. Segundo relatos, tripulantes de outra embarcação de pesca tentaram resgatar os companheiros, mas também começaram a naufragar.
Resgate
Depois de receber as coordenadas do local aproximado do naufrágio, as lanchas da Praticagem iniciaram o resgate, que foi concluído às 11h25. Todos os treze pescadores foram resgatados sem ferimentos e levados para a comunidade Vista Alegre.
Declaração do Contra-Almirante
O Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, Contra-Almirante Carlos Roberto Rocha e Silva Junior, elogiou a iniciativa da Barra do Pará. “No ambiente fluvial e marítimo, é fundamental que todos nos apoiemos para garantir maior segurança no tráfego aquaviário. Agradeço à empresa Barra do Pará em nome da Marinha do Brasil. Que sirva de exemplo para todos que trabalham em nossos rios e mares”, destacou.
Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar)
A Marinha do Brasil mantém o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar), que tem como missão prestar auxílio à vida humana em perigo no mar, nos portos e nas vias navegáveis interiores. O telefone 185 é exclusivamente para pedidos de socorro. Via rádio VHF, o canal 16 (frequência 156.8MHz) é usado para chamadas de emergência.
Fonte: Defesa em Foco