Temporada de cruzeiros 2022/2023 sinaliza tendência de Porto de Salvador como home port

Temporada de cruzeiros 2022/2023 sinaliza tendência de Porto de Salvador como home port

A temporada de cruzeiros 2022/2023, que se encerrou em abril, renovou as esperanças dos representantes do setor por uma expansão crescente do segmento e pela realização do potencial de turismo náutico brasileiro. Considerada a maior dos últimos 10 anos, representa também uma recuperação surpreendente desse mercado após os efeitos do isolamento social e da pandemia. Os dados da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) comprovam os ótimos resultados: foram quase 700 mil cruzeiristas embarcados – quatro vezes mais do que em 2021/2022 –, cerca de 48 mil empregos gerados no país e um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 3,6 bilhões – aumento de 240% em relação à temporada anterior.

Em Salvador, após um intervalo de dois anos sem a recepção de cruzeiros marítimos, a expectativa também era grande. E, para além do planejado, o Terminal Marítimo da cidade registrou resultados impressionantes, com aumento de mais de 59% com relação à temporada 2018/2019. Em valores absolutos, o terminal movimentou cerca de 240 mil cruzeiristas, tratando-se da maior temporada de cruzeiros da história do Porto de Salvador.

Os resultados positivos do Terminal Marítimo de Salvador vão além do total de movimentação. Há também a confirmação da tendência de transformação do Porto de Salvador em Home Port. Assim como muitos outros destinos no Brasil, Salvador recebe majoritariamente turistas em trânsito, que têm como ponto de início de suas viagens outros portos nacionais e internacionais e que visitavam a cidade. Na temporada 2018/2019, cerca de 8% dos passageiros tiveram a capital baiana como ponto de origem ou destino. Já em 2018/2019, esse volume passou para 12%, o que representa aumento de aproximadamente 50% na quantidade de passageiros que escolheram o Porto de Salvador para iniciar ou concluir suas viagens.

Podemos inferir que a indicação do Terminal Marítimo de Salvador como home port para o Nordeste se deve a uma série de fatores econômicos – como o aumento do valor das passagens aéreas e a demanda reprimida pela pandemia –, que fizeram com que os turistas do Nordeste optassem por embarcar e desembarcar em um porto mais próximo. Antes, era comum que as pessoas saíssem de várias partes do país com destino a São Paulo para embarcar em Santos, mas acreditamos que a tendência de Salvador como um home port para toda a região vai se consolidar nas próximas temporadas.

Outra tendência que está se firmando e contribuindo para o incremento dos nossos resultados é o aumento da capacidade de leitos das embarcações. Na última temporada, o Porto de Salvador recebeu dois navios da categoria 5 mil passageiros, com números expressivos de ocupação: cerca de 80%. Para a próxima temporada, a programação é que Salvador receba novamente os mesmos navios dessa categoria e um novo, com capacidade para mais de 6 mil cruzeiristas.

Estamos certos de que o cenário atual evidencia uma recuperação do setor, após o enfrentamento de seu pior momento. Os números são animadores e, além da atração de novos navios, a categoria tem trabalhado na expansão dos destinos para que possam diversificar as rotas e, assim, ofertar novos roteiros. Esse movimento trará investimentos em infraestrutura e deve movimentar ainda mais portos no Brasil.

Fonte: Portos e Navios