Shell usará tecnologia IA para reduzir o tempo e o custo da exploração de petróleo offshore

Shell usará tecnologia IA para reduzir o tempo e o custo da exploração de petróleo offshore

Na última quarta-feira, (17/05), a multinacional de petróleo e gás natural Shell anunciou mais um projeto audacioso para o mercado global. Ela se uniram à companhia de tecnologia e informação SparkCognition para adotar a Inteligência Artificial (IA), em suas operações de produção offshore em alto mar. A tecnologia otimizar a coleta de dados sísmicos e a busca por novas reservas do combustível, modernizando ainda mais as atividades da empresa.

A Shell anunciou na quarta-feira que usará IA para melhorar sua exploração e produção offshore de petróleo.

A empresa está em parceria com a SparkCognition, uma empresa de análise de big data, para desenvolver um sistema alimentado por IA que pode processar e analisar grandes quantidades de dados sísmicos em busca de novas reservas de petróleo.

Espera-se que o novo sistema reduza significativamente o tempo e o custo da exploração offshore da companhia.

A Shell estima que o sistema de IA pode reduzir o tempo necessário para encontrar um novo campo de petróleo de nove meses para menos de nove dias.

O sistema também pode ajudar a Shell a identificar e desenvolver reservas de petróleo menores e de acesso mais difícil que, de outra forma, seriam muito caras para explorar.

O uso de IA na exploração de petróleo offshore é um desenvolvimento significativo que pode revolucionar o setor.

A IA tem o potencial de tornar a exploração offshore mais eficiente, econômica e ambientalmente correta. Ao automatizar muitas das tarefas envolvidas na exploração, ela também pode ajudar a reduzir o impacto ambiental da produção de petróleo.

“Estamos comprometidos em encontrar maneiras novas e inovadoras de reinventar nossas formas de trabalho de exploração”, comentou Gabriel Guerra, vice-presidente de inovação e desempenho da Shell.

Tecnologia IA da SparkCognition utiliza imagens do subsolo para otimizar as operações offshore de petróleo
A Shell não é a única empresa de petróleo que está explorando o uso de IA para exploração offshore.

Outras grandes empresas petrolífera também estão desenvolvendo sistemas com inteligência artificial para esse fim.

O uso de IA na exploração de petróleo offshore provavelmente se tornará cada vez mais difundido nos próximos anos.

O sistema de IA que a Shell e a SparkCognition estão desenvolvendo usará uma variedade de técnicas para processar e analisar dados sísmicos.

Essas técnicas incluem a geração de imagens no subsolo de forma automatizada, garantindo mais informações sobre os dados sísmicos das regiões offshore.

O sistema também será capaz de identificar padrões nos dados que seriam difíceis ou impossíveis de serem vistos pelos humanos. Isso permitirá que a tecnologia identifique novas reservas de petróleo que, de outra forma, seriam perdidas.

Além disso, essa iniciativa permite à Shell automatizar muitas das tarefas envolvidas na exploração offshore. Essas tarefas incluem análise de dados, interpretação e relatórios. Isso liberará trabalhadores humanos para se concentrar em tarefas mais complexas, como tomada de decisões e planejamento estratégico.

“A IA generativa para imagens sísmicas pode interromper positivamente o processo de exploração, com implicações amplas e de longo alcance”, disse Bruce Porter, diretor de ciências da SparkCognition.

A utilização desse tipo de tecnologia já está cada vez mais difundida no dia a dia do mercado global e, agora, a Shell planeja trazer a IA para as operações cotidianas na exploração de petróleo offshore.

Fonte: Click Petróleo e Gás