Shell “descarta” FPSO de 20 anos e contrata gigante dinamarquesa para reciclar embarcação de armazenamento

Shell “descarta” FPSO de 20 anos e contrata gigante dinamarquesa para reciclar embarcação de armazenamento

A Shell contratou a empresa dinamarquesa Modern American Recycling Services Europe (MARS) para realizar a reciclagem sustentável da sua embarcação flutuante de armazenamento e descarga (FPSO) “Fluminense”, que operou por 20 anos nos campos de petróleo de Bijupirá e Salema, na Bacia de Campos. A MARS é uma instalação de reciclagem aprovada pela União Europeia que foi selecionada no ano passado para desmantelar outros FPSOs. Espera-se que a embarcação da Shell chegue à MARS Europe em Frederikshavn, no norte da Dinamarca, em 2024, após obter as aprovações necessárias em conformidade com os regulamentos locais e internacionais, de acordo com o site Portos e Navios.

Histórico de operação do FPSO “Fluminense”

A Modec foi responsável pela conversão da embarcação FPSO “Fluminense” da Shell  a partir de um petroleiro ULCC, além de operar e manter a embarcação. Com a capacidade de processar 81.000 bopd e comprimir 75m cfd de gás natural, o FPSO foi utilizado pela Shell por duas décadas nos campos de petróleo de Bijupirá e Salema, na Bacia de Campos. No entanto, a decisão foi tomada para sucatear o navio devido à sua idade e obsolescência.

Reciclagem verde e sustentável de FPSOs

A reciclagem “verde” da embarcação FPSO é um processo que busca minimizar os impactos ambientais da retirada de navios obsoletos do serviço, reduzindo a quantidade de resíduos e maximizando o potencial de reciclagem. A MARS é uma instalação de reciclagem aprovada pela União Europeia que se concentra em garantir que a reciclagem de navios seja realizada de forma segura, sustentável e em conformidade com os regulamentos internacionais. Com a contratação da MARS pela Shell, a reciclagem do FPSO “Fluminense” será realizada de forma mais responsável e sustentável.

Impacto da sucata de FPSO da Shell no setor de energia

A sucata de FPSOs da Shell e de outras empresas é um problema crescente no setor de energia, pois a idade média da embarcação é de cerca de 20 anos, e muitas delas estão se aproximando do final de sua vida útil. A remoção e reciclagem da embarcação requer a adoção de medidas responsáveis e sustentáveis ​​para garantir que o meio ambiente não seja afetado negativamente. A contratação da MARS pela Shell para reciclar a embarcação FPSO “Fluminense” é uma demonstração do compromisso do setor de energia em adotar práticas mais responsáveis e sustentáveis ​​para lidar com a sucata de FPSOs.

Fonte: Click Petróleo e Gás