Santos Brasil está confiante na prorrogação de contrato

Santos Brasil está confiante na prorrogação de contrato

Quase cinco meses após protocolar o pedido de antecipação da prorrogação do contrato do Tecon Santos, a Santos Brasil diz que a decisão está com o governo, mas que espera para breve uma resposta. “A gente espera para breve, mas é difícil dizer qual o timing do governo”, disse Washington Kato, diretor econômico-financeiro e de relações com investidores da Santos Brasil. Originalmente, Brasília dizia que a resposta viria em até dois meses, mas estão em discussão os parâmetros econômico-financeiros para realizar as antecipações.

Perguntas sobre o processo de renovação antecipada do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres arrendado do país, foram as mais recorrentes durante conferência com analistas de mercado nesta manhã.

A Santos Brasil pediu ao governo a antecipação da prorrogação do prazo do contrato por mais 25 anos – a primeira etapa do Tecon Santos termina em 2022. Em troca, a empresa promete investir mais de R$ 700 milhões na ampliação do terminal, elevando a atual capacidade de movimentação de 2 milhões de Teus (unidade padrão de um contêiner de 20 pés) anuais para 3 milhões de Teus. A ansiedade sobre essa decisão é grande, pois o investimento levaria cerca de quatro anos e não seria possível amortizá-lo até 2022.

Fonte: Valor Econômico