PORTOS DO PARANÁ MUDA NORMAS DE CIRCULAÇÃO DE TRIPULANTES DE EMBARCAÇÕES NO CAIS

PORTOS DO PARANÁ MUDA NORMAS DE CIRCULAÇÃO DE TRIPULANTES DE EMBARCAÇÕES NO CAIS

Os tripulantes de embarcações que acessarem o Porto de Paranaguá devem seguir novas normas de segurança. As mudanças têm o objetivo de proteger os trabalhadores que atuam embarcados e seguem os mesmos padrões já existentes para os trabalhadores do cais: uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) e circulação exclusiva pelas faixas destinadas aos pedestres.

Em casos de troca de tripulação, embarque ou desembarque, fica vetada a circulação com bagagens pelos pedestres. O deslocamento, com estes volumes, deve ser feito com veículo adequado e devidamente autorizado, do navio até o Portão 2, no prédio Dom Pedro II, ou vice-versa.

Para os pedestres sem bagagem é necessário caminhar pelas faixas de circulação pintadas em azul, ao longo de todo o cais.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho da Portos do Paraná, José Sbravatti, a autoridade portuária conta com o apoio das agências marítimas e com a compreensão das tripulações. “É responsabilidade das agências informar os requisitos aos responsáveis pelos navios, antes de sua efetiva atracação. E é dever do capitão de cada embarcação providenciar os equipamentos de proteção necessários para a circulação dos trabalhadores”, afirma.

Para armazenar os capacetes, coletes de alta visibilidade e calçados fechados, foram disponibilizados armários no andar térreo do prédio de acesso ao cais. O uso é gratuito e mediante a solicitação para a equipe da Guarda Portuária.

A partir deste mês, o descumprimento das obrigatoriedades vai gerar o bloqueio dos crachás de acesso, de toda a tripulação, por tempo indeterminado, até que o representante da agência marítima responsável pela embarcação siga as orientações e correções necessárias.

INÍCIO – Em abril, as agências marítimas ajustaram suas rotinas de comunicação junto aos navios. O período de teste foi alinhado entre a Portos do Paraná e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Paraná (Sindapar).

Foram promovidos 28 eventos de fiscalização, envolvendo 20 embarcações e 11 agências marítimas, totalizando em 112 desvios relacionados à falta de EPIs por tripulantes no Porto de Paranaguá.

  • Portos do Paraná muda normas de circulação de tripulantes de embarcações no cais
    Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Fonte: Informativo dos Portos