Porto de Vitória recebe primeiro grande navio durante a madrugada

Porto de Vitória recebe primeiro grande navio durante a madrugada

Pela primeira vez em sua história, o Porto de Vitória registrou, na madrugada desta terça-feira (24), a primeira manobra noturna de entrada de embarcações acima de 206 metros de comprimento. O navio Log-In Resiliente atracou às 3h45 da madrugada no berço 204 para movimentar contêineres. A operação ocorreu após a liberação das manobras noturnas, aprovada pela

Capitania dos Portos e edição da Norma de Tráfego e Permanência de Navios e Embarcações (NORMAP 1), em junho deste ano.
A partir de agora, com a possibilidade das manobras noturnas por grandes navios, o Porto de Vitória se torna mais flexível no atendimento aos seus clientes. Para garantir a segurança nas entradas, além do acompanhamento do Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) em tempo real, a Codesa investiu na melhoria da sinalização náutica, como o reposicionamento de faróis de alinhamento.

A expectativa do Porto de Vitória é que ocorra incremento nas operações portuárias. Como os navios não precisam mais aguardar o amanhecer para acessar o cais, há ganhos de tempo e, consequentemente, de movimentações. Além disso, ainda existe a vantagem de passar a atender as linhas de cabotagem. Muitos navios que navegam pelo litoral capixaba no período noturno não paravam, justamente porque teriam que esperar clarear o dia para atracar. Agora, de acordo com a programação de navios, poderão agendar a entrada noturna.

Fonte: Portos e Navios