Porto de Imbituba recebe licenciamento para ampliar o Cais 3

Porto de Imbituba recebe licenciamento para ampliar o Cais 3

A SCPAR Porto de Imbituba recebeu nesta quarta-feira (3) a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para realizar a obra de recuperação, reforço e ampliação do Cais 3, com aporte previsto de mais de R$ 92 milhões, totalmente custeado pela autoridade portuária. A empresa recebeu também a LAI, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para dar início à obra de construção do Píer Turístico da cidade de Itapema (SC).

“Santa Catarina é o único estado do Brasil que tem cinco portos, isso é uma pérola que nós temos que cuidar. O IMA está fazendo a sua parte, fazendo andar todos os pedidos represados. Seja sim ou não, estão dando resposta. Criamos secretarias para setores estratégicos justamente por isso. Portos, aeroportos, ferrovias. Temos que inovar em tudo”, ressaltou o governador catarinense Jorginho Mello.

Com previsão de entrega em 2025, o reforço estrutural do Cais 3 alargará o berço e permitirá maior automatização, permitindo a instalação de novos equipamentos de movimentação de cargas, como shiploader. O Cais 3 receberá, também, dois dolfins, um de atracação e um de amarração, para viabilizar o recebimento de navios maiores, passando do limite atual de 205 metros (LOA) para embarcações com até 300 metros. Após a obra, o planejamento da SCPAR é realizar a dragagem de aprofundamento do local, equiparando a capacidade do Berço 3 a dos Cais 1 e 2, que possuem profundidade de 15 metros.

“Estamos felizes por emitir essa licença ambiental para a execução das obras do Cais 3, sabemos que o empreendimento está comprometido com a preservação ambiental e vai operar dentro das exigências estabelecidas para garantir o desenvolvimento social, econômico e sustentável da região portuário e, consequentemente, do nosso estado”, destacou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, destacou ser “um dia de muita satisfação e realização para o Porto de Imbituba porque, coincidentemente, no momento em que batemos em abril o novo recorde de movimentação mensal, temos a autorização para iniciar essa obra fundamental para o Porto alcançar um novo patamar operacional e atender o incremento esperado na operação de cargas nos próximos anos, com maior capacidade e eficiência”.

O Porto de Imbituba fechou abril com a maior movimentação mensal já realizada no complexo portuário, em torno de 770 mil toneladas, segundo os números prévios da Autoridade Portuária, que tem os dados finais em fase de fechamento.

Fonte: Portos e Navios