PF prende 2 em operação contra remessa de cocaína em navios para a Europa

PF prende 2 em operação contra remessa de cocaína em navios para a Europa

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira (24) duas pessoas na Operação Novos Rumos, contra um esquema de remessa de cocaína em navios do Rio de Janeiro para a Europa. Cerca de uma tonelada e meia da droga foi apreendida no decorrer das investigações. Um dos presos é mergulhador profissional.

Agentes saíram para cumprir quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, em endereços na capital, em Magé e em Niterói. Outras duas pessoas eram procuradas.

Segundo as investigações, o grupo criminoso, ligado ao Comando Vermelho, “exporta” a droga em sua forma mais pura, o cloridrato de cocaína, inserindo-a clandestinamente em embarcações.

“Para ter acesso aos navios de interesse, o grupo contava com o apoio de funcionários contratados do Porto do Rio de Janeiro, que apresentavam as rotas das embarcações atracadas”, afirmou a PF, em nota.

Ainda de acordo com a PF, mergulhadores profissionais — alvo de mandados de prisão desta quarta — integram o grupo criminoso e são responsáveis por ocultar a droga nos cascos dos navios.

“O nome da operação [Novos Rumos] se deve ao fato de a principal facção criminosa do Rio de Janeiro [Comando Vermelho] apresentar uma nova frente de atuação no tráfico de entorpecentes, passando a atuar não só em âmbito local, mas também no tráfico internacional de drogas”, explicou a PF.

Fonte: G1