PETROBRAS DESMOBILIZA SONDA DA OCYAN

PETROBRAS DESMOBILIZA SONDA DA OCYAN

A Petrobras informou, à Antaq na última quarta-feira (3), que desmobilizará a sonda ODN I, da Ocyan. Conforme o ofício enviado, a partir de filmagens do casco da sonda, feitas em 2017, e da emissão e envio de laudo ao Ibama, em 2018, a petroleira analisou e confirmou a presença de coral-sol na unidade. Além disso, comunicou que o contrato de afretamento e serviços com a ODN I terminou no dia 21 de abril.

Segundo o site do Ibama, o coral-sol é uma espécie invasora, que está distribuída pela zona costeira brasileira, aparecendo tanto em ambientes naturais como artificiais (píeres, boias e plataformas de petróleo). As plataformas e estruturas do setor de exploração de petróleo, bem como os cascos dos navios, são consideradas como os principais condutores que introduzem esse coral.

Uma das preocupações do órgão ambiental é como o coral-sol pode afetar o habitat dos corais nativos e outras espécies nativas, além de facilitar a invasão de outras duas espécies exóticas, também consideradas como invasoras pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em dezembro de 2022, a Petrobras afretou a sonda ODN I, junto de outras seis sondas. A classificação e a contratação das sete unidades foi antecipada pelo PetróleoHoje em outubro do mesmo ano, sendo que esta unidade fez parte do lote 2 de contratação, que era voltado a unidades DP de alta especificação para 2,4 mil m.

Fonte: Revista Brasil Energia