Petrobras atinge recorde de produção de óleo e total em 2020

Petrobras atinge recorde de produção de óleo e total em 2020

Estatal informou que extraiu 2,84 milhões de barris diários de óleo equivalente (BOE/dia)

A Petrobras informou, por meio de um comunicado nesta quinta-feira (7), que bateu recordes na sua produção anual de óleo e gás natural em 2020.

Segundo a estatal, foram registrados 2,28 milhões de barris por dia (bpd) de petróleo e 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Os recordes anteriores ocorreram em 2015 e foram de 2,23 milhões de bpd de óleo e 2,79 milhões de boed.

A companhia resaltou, ainda, que a produção no pré-sal totalizou 1,86 milhão de boed em 2020, representando 66% da produção total da empresa.

“Os valores realizados de produção anual de óleo e de produção anual total coincidem com o centro das metas de produção revisadas em outubro de 2020, no Relatório de Produção e Vendas do 3T20, e superam em 5% as metas originalmente previstas para o ano”, disse a Petrobras, em nota.

De acordo com a Petrobras, o alcance do volume de produção superior ao originalmente previsto foi em decorrência de um bombeamento acima da capacidade nominal de processamento no campo de Búzios, em função de maior disponibilidade temporária de geração de energia e compressão de gás nas plataformas desse campo.

A companhia afirmou que houve um declínio de produção nos campos de Tupi e Sapinhoá, em função de melhor desempenho dos reservatórios, e, também, maior eficiência de produção e otimização de paradas de produção nas plataformas.

“Os recordes demonstram o bom desempenho operacional mesmo no cenário desafiador de 2020, com maior foco em ativos de classe mundial em águas profundas e ultraprofundas”, reforçou a Petrobras.

Foto: Agência Petrobras – André Ribeiro/ FPSO P-76