Petrobras aprova direcionadores do Plano Estratégico 2024-28

Petrobras aprova direcionadores do Plano Estratégico 2024-28

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (31), a revisão dos elementos estratégicos para o Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-28), bem como o direcionador de investimentos (CAPEX) em projetos de baixo carbono para a faixa entre 6% e 15% do CAPEX total para os cinco primeiros anos do novo Plano. Esta indicação está alinhada às práticas de governança vigentes, ao compromisso com a geração de valor e à sustentabilidade financeira de longo prazo da Companhia.

“Esta aprovação é mais um passo importante na trajetória de transformação da Petrobras. Estamos preparando a companhia para o futuro, para ser uma empresa com atuação nacional e diversificada em energia. Vamos fazer isso preservando a rentabilidade e a sustentabilidade financeira, com segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas. Já reorganizamos a estrutura da empresa, criamos a Diretoria de Transição Energética e Sustentabilidade e agora vamos nos debruçar no detalhamento do novo Plano Estratégico”, destacou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

“Estamos promovendo mudanças com todo o diálogo necessário, seguindo todas as etapas previstas na governança da companhia, e aprofundando nosso diálogo com a sociedade e investidores. Estamos escrevendo o início desse novo capítulo a muitas mãos, como tem de ser”, completou o executivo.

Os elementos estratégicos do PE 2024-28 visam preparar a Petrobras para um futuro mais sustentável, na busca por uma transição energética justa e segura no país, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação de portfólio em negócios de baixo carbono, conforme abaixo:

· Visão: “Ser a melhor empresa diversificada e integrada de energia na geração de valor, construindo um mundo mais sustentável, conciliando o foco em óleo e gás com a diversificação em negócios de baixo carbono (inclusive produtos petroquímicos e fertilizantes), sustentabilidade, segurança, respeito ao meio ambiente e atenção total às pessoas”.

· Propósito: “Prover energia que assegure prosperidade de forma ética, justa, segura e competitiva”.

· Valores: (i) Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; (ii) Ética e transparência; (iii) Superação e confiança; e (iv) Foco em resultados.

· Estratégias que visam uma contribuição efetiva da Petrobras para um futuro próspero e sustentável:

Exploração e Produção: Maximizar o valor do portfólio com foco em ativos rentáveis, repor as reservas de petróleo e gás inclusive com a exploração de novas fronteiras, aumentar a oferta de gás natural e promover a descarbonização das operações.

Refino Transporte e Comercialização: Atuar de forma competitiva e segura, maximizar a captura de valor pela adequação e aprimoramento do nosso parque industrial e da cadeia de abastecimento e logística, buscar a autossuficiência em derivados, com integração vertical, processos mais eficientes, aprimoramento de produtos existentes e desenvolvimento de novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono.

Gás & Energia e Renováveis: Atuar de forma competitiva e integrada na operação e comercialização de gás e energia, otimizando o portfólio e atuando na inserção de fontes renováveis.

Sustentabilidade: (i) Atuar em negócios de baixo carbono, diversificando o portfólio de forma rentável e promovendo a perenização da Petrobras. (ii) Atuar nos nossos negócios de forma íntegra e sustentável com segurança, buscando emissões decrescentes, promovendo a diversidade e o desenvolvimento social, contribuindo para uma transição energética justa e para a formação de especialistas em sustentabilidade. (iii) Inovar para gerar valor para o negócio, suportando a excelência operacional e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização.

A proposta de revisão dos elementos estratégicos teve como norteador o comunicado ao mercado de 31/03/2023, onde foram divulgadas seis propostas aprovadas pela Diretoria Executiva a serem consideradas no Planejamento Estratégico. Essas propostas foram incorporadas ao conjunto de elementos estratégicos com a denominação de direcionadores.

Investimentos de baixo carbono

Alinhado aos novos elementos estratégicos, a Petrobras tem como direcionador a destinação entre 6% e 15% do CAPEX total para baixo carbono (ante 6% no PE 2023-27) a ser confirmado no detalhamento da carteira de projetos que será levada à aprovação final juntamente o novo Plano em novembro de 2023.

O CAPEX de baixo carbono considera projetos em energias renováveis e em descarbonização das operações, que deverão seguir a governança estabelecida na companhia, passando pelos processos de planejamento e aprovação previstos nas sistemáticas aplicáveis, com viabilidade técnica e econômica demonstrada.

A Petrobras reforça que os investimentos devem ser financiados pelo fluxo de caixa operacional da companhia, em níveis equivalentes às suas congêneres, e preferencialmente por meio de parcerias que permitam compartilhar riscos e expertise. Tais projetos deverão buscar o retorno do investimento, redução do custo de capital, fortalecimento da Petrobras como uma empresa de energia integrada, maximizando o valor da companhia.

Fonte: Portos e Navios