Navio da Anglo American com tecnologia para combustível sustentável é recebido no Brasil

Navio da Anglo American com tecnologia para combustível sustentável é recebido no Brasil

Embarcação, que recebeu carregamento de minério de ferro no Porto do Açu (RJ), utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível para reduzir a emissão de gases do efeito estufa

O navio “MV Ubuntu Loyalty” da Anglo American, que utiliza Gás Natural Liquefeito (GNL) como combustível, realizou sua viagem inaugural atracando em território brasileiro, nesta segunda-feira (1). A embarcação foi recebida no terminal portuário de minério de ferro administrado pela Ferroport, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). Essa foi a primeira vez que um navio com esse tipo de tecnologia sustentável aporta no Brasil.

Segundo estudos da mineradora, o uso do GNL proporciona uma redução estimada de 35% nas emissões de gases do efeito estufa, em comparação com as embarcações movidas a combustível marítimo convencional. Ao todo, a frota Ubuntu da Anglo American, que foi projetada a partir de 2019, é composta por dez navios, com seis já em operação pelo mundo.

“Essa inovação é um marco para todo o Grupo Anglo American e dialoga diretamente com o nosso Plano de Mineração Sustentável, que visa, entre seus vários objetivos, a neutralidade em carbono até 2040, levando em conta as emissões diretas do negócio e combustíveis consumidos”, explica Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American no Brasil.

Com destino final à China, o navio bicombustível “Ubuntu Loyalty” recebeu o carregamento de 175 mil toneladas de minério de ferro do Minas-Rio. A operação no porto foi conduzida pela Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo American e a Prumo Logística.

“Este também é um momento memorável na Ferroport, porque é a primeira embarcação GNL recebida pelo terminal. O minério atravessou um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 quilômetros de extensão, para que fosse embarcado em direção à Ásia. Esse navio dialoga com nosso compromisso em ter operações seguras e sustentáveis”, ressalta Carsten Bosselmann, CEO da Ferroport.

O terminal de minério foi o primeiro a entrar em operação no empreendimento portuário do Açu. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), é o quarto Terminal de Uso Privado (TUP) em movimentação de minério de ferro no Brasil. Com 20,5 metros de profundidade em seus berços de atracação, Porto do Açu pode receber navios do tipo Panamax e Capesize, com capacidade para até 220 mil toneladas.

Fonte: Portos e Navios