MSC deve superar a marca de 5 milhões de TEUs

MSC deve superar a marca de 5 milhões de TEUs

Menos de 20 meses depois que a Mediterranean Shipping Company se tornou a maior transportadora de contêineres do mundo em capacidade, a empresa está prestes a quebrar outra marca, tornando-se a primeira a ultrapassar o limite de capacidade de 5 milhões de TEUs. A Alphaliner avalia que a MSC não terminou seu crescimento, possivelmente adicionando até um terço a mais à capacidade da frota com base em sua carteira de encomenda a estaleiros.

Em sua análise mais recente, a empresa de dados calcula que a MSC está a apenas algumas semanas de atingir a marca de 5 milhões de TEUs. Em meados do mês, a empresa tinha uma capacidade total de 4.956.720 TEUs, o que lhe dava uma participação de mercado de 18,5%. Em meio à entrega de sua nova classe de porta-contêineres de mais de 24.000 TEUs, a maior do setor, bem como uma nova classe de porta-contêineres Neo Panamax de 16.000 TEUs também em construção na China, a Alphaliner avalia que o limite será alcançado em breve.

As mudanças na dinâmica do mercado mostram uma mudança dramática na estratégia da empresa. No início de 2022, a MSC possuía 260 de seus navios somando capacidade de 1,5 milhão de TEUs, enquanto quase dois terços de sua capacidade provinham de navios principalmente em fretamentos de longo prazo. Hoje, a transportadora possui 753 navios de acordo com o ranking Top 100 da Alphaliner, mas 65% são de propriedade da empresa, representando 2,3 milhões de TEUs de capacidade.

A Alphaliner calcula que a MSC comprou 306 porta-contêineres com capacidade de 1,2 milhão de TEUs desde agosto de 2020.

A MSC e a Maersk anunciaram em janeiro de 2023 que encerrariam sua aliança 2M em 2025 e começaram a tomar medidas para operar de forma independente nas principais rotas.

A carteira de encomendas atual da MSC soma mais 127 navios com capacidade de 1,66 milhão de TEUs. Se a MSC colocar tudo em serviço sem remover a tonelagem mais antiga, poderá atingir 6,75 milhões de TEUs em dois anos.

Fonte: Portos e Navios