Marinha resgata tripulante indiano de navio mercante no Pará

Marinha resgata tripulante indiano de navio mercante no Pará

A Marinha do Brasil realizou, por volta de 18h dessa terça-feira (02), nas proximidades do distrito de Mosqueiro (PA), a evacuação médica de um tripulante indiano, 33 anos, que estava a bordo de um navio mercante de bandeira da Singapura. O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha, no Norte do País, foi acionado pelo navio, após o tripulante inalar um gás nocivo e apresentar quadro de choque anafilático.

O Navio-Patrulha “Guarujá” foi enviado ao local, escoltou a embarcação e resgatou o enfermo, que fez exames clínicos, sob os cuidados de uma equipe médica da Marinha, e foi mantido estável até a chegada na Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), por volta de 21h, de onde foi encaminhado para um hospital na capital paraense.

“A Marinha acionou o navio, como parte da sua estrutura de Busca e Salvamento, para realizar a evacuação do tripulante, que àquele momento necessitava de atendimento médico de urgência. Fizemos o transbordo do paciente, que foi estabilizado por nossa equipe. Pudemos, assim, prestar rapidamente o socorro e encerrar essa ação que salvou uma vida”, disse o Comandante do Navio-Patrulha “Guarujá”, Capitão-Tenente Diego Abreu.

O Navio-Patrulha “Guarujá” é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem à cidade homônima, localizada no litoral de São Paulo. Foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999. O Navio tem 46,5 metros de comprimento, 7,5 metros de boca e 2,3 metros de calado.

Ele está subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval e integra o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, tendo como área de atuação o litoral dos estados do Pará, Maranhão, Amapá, operando a partir da Base Naval de Val de Cães.

Fonte: Agência Marinha de Notícias