Marinha realiza exercícios entre Rio de Janeiro e Santos

Marinha realiza exercícios entre Rio de Janeiro e Santos

Entre os dias 08 e 12 de maio, aproximadamente 2 mil militares participam da Operação “ADEREX” entre as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). A ação envolve sete navios, sendo um submarino, seis helicópteros, dois caças e uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Objetivos da Operação ADEREX

A operação tem como principal objetivo elevar o grau de adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a capacidade operativa e expedicionária da Força. Durante a operação, serão realizadas diversas atividades, como operações aéreas a bordo de todos os navios, exercícios de tiro com mísseis, canhões e metralhadoras, lançamento de torpedos, ações de defesa contra aeronaves, submarinos e outros navios, transferência de carga leve e de posicionamento em formaturas, principalmente a curta distância.

Participantes da Operação

Diversos meios militares estão envolvidos na operação, incluindo o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, as Fragatas “Defensora”, “Constituição”, “Liberal”, “Independência”, “União” e “Rademaker”, Corveta “Julio de Noronha”, Submarino “Tikuna”, Navio de Socorro Submarino “Guillobel”, e Navio-Patrulha “Macaé”. Além disso, participam os helicópteros SH-16 Seahawk, AH-11B Wild Lynx, AH-15B Super Cougar e UH-12 Esquilo; os caças AF-1 Skyhawk e a aeronave P-3AM Orion, da Força Aérea Brasileira. A Operação ADEREX será conduzida pelo Comando da 2ª Divisão da Esquadra.

A realização da Operação ADEREX demonstra a capacidade das Forças Armadas Brasileiras em realizar exercícios de grande porte, visando aprimorar a prontidão, integração e eficácia operacional dos meios navais e aeronavais envolvidos.

Fonte: Defesa em Foco