MARINHA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PERIGOS DOS JOGOS ONLINE ENTRE SUA TRIPULAÇÃO

MARINHA PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PERIGOS DOS JOGOS ONLINE ENTRE SUA TRIPULAÇÃO

Em um movimento proativo de prevenção e conscientização, o Núcleo de Assistência Social (NAS) do Comando do 9º Distrito Naval organizou uma palestra em 12 de março, voltada para a tripulação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC). O evento teve como tema central “O risco dos jogos online”, onde foram discutidos os aspectos psicológicos e biológicos da adicção a jogos, bem como os perigos e impactos negativos na vida social, familiar e profissional dos indivíduos.

UM OLHAR PSICOLÓGICO SOBRE A ADICÇÃO

O foco da palestra esteve nos mecanismos de adicção gerados pela prática contínua dos jogos online, um tema de crescente preocupação dada a sua prevalência e potencial para afetar negativamente o bem-estar e a produtividade dos militares. A explanação foi conduzida por uma psicóloga do NAS, que também compartilhou estratégias eficazes para a prevenção e a reabilitação dessa condição.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO FERRAMENTA DE RESTABELECIMENTO

A segunda parte da palestra foi marcada pela intervenção do Suboficial (CN) Paulo Henrique, que, por meio de sua experiência pessoal, ilustrou como a educação financeira pode ser um caminho para o restabelecimento erário e para a prevenção de endividamentos. Essa abordagem destaca a importância de habilidades financeiras como componente fundamental na manutenção da disciplina e do bem-estar dos militares e suas famílias.

INICIATIVA ESTRATÉGICA DA MARINHA

Esta palestra é parte dos esforços contínuos da Marinha, sob a direção da Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), em promover o bem-estar de sua tripulação. Integrada ao Plano de Assistência Social 2021-2024 (PASM), a iniciativa visa reduzir os casos de endividamento e condutas de risco, mostrando o compromisso da instituição com a saúde mental e financeira de seu pessoal.

UM PASSO EM DIREÇÃO À RESILIÊNCIA E À CONSCIENTIZAÇÃO

Por meio dessas ações educativas, a Marinha do Brasil demonstra seu compromisso não apenas com a segurança nacional, mas também com o desenvolvimento e a proteção de seu maior ativo: o pessoal. As palestras são um passo importante em direção ao fortalecimento da resiliência dos militares frente aos desafios modernos, como a adicção digital e as dificuldades financeiras, contribuindo assim para uma força de trabalho mais saudável e informada.

Fonte: Defesa em Foco