Marinha do Brasil reestabelece boia em Porto de Fernando de Noronha

Marinha do Brasil reestabelece boia em Porto de Fernando de Noronha

No dia 26 de abril, o Navio Hidrográfico Balizador (NHiB) “Comandante Manhães” efetuou a operação de reestabelecimento do sinal de perigo isolado no Porto de Santo Antônio, localizado no Arquipélago de Fernando de Noronha (AFN). Essa ação complexa e de grande importância envolve o afastamento da boia a ser substituída e o lançamento do novo sinal.

O novo sinal é constituído por duas poitas (blocos de concreto que funcionam como “âncoras”), cerca de 30 metros de amarra e a própria boia. Juntas, estas partes formam um dispositivo pesando aproximadamente dez toneladas. Após a instalação do novo sinal, o antigo dispositivo deve ser recolhido o mais rápido possível. A operação completa durou cerca de dez horas, envolvendo todos os militares da tripulação do NHiB “Comandante Manhães”.

A Importância da Operação

O reestabelecimento do sinal de perigo é uma ação crucial para a segurança marítima. Este sinal, localizado no Porto de Santo Antônio, é um importante indicativo para a navegação na região, orientando embarcações a fim de evitar acidentes. Essa operação adquire ainda maior relevância quando consideramos que o Arquipélago de Fernando de Noronha é um Patrimônio Natural Mundial, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Fernando de Noronha: Um Patrimônio Natural Mundial

O AFN está localizado a cerca de 545 quilômetros da costa brasileira, sendo composto por 21 ilhas, ilhotas e rochedos que, juntas, somam cerca de 26 km². Este arquipélago é considerado Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, destacando-se pela rica biodiversidade e beleza natural única.

Fonte: Defesa em Foco