Marinha do Brasil realiza levantamento hidrográfico inédito no Arquipélago do Marajó

Marinha do Brasil realiza levantamento hidrográfico inédito no Arquipélago do Marajó

A Marinha do Brasil realizou levantamentos hidrográficos inéditos na região dos Estreitos de Breves e nas Bacias de Melgaço, Portel e das Bocas, no Arquipélago do Marajó, áreas de intenso tráfego aquaviário no Pará, entre novembro de 2022 e abril de 2023. Os levantamentos registraram profundidades de canais de acesso, áreas de manobra, fundeio e berços de atracação em um perímetro de cerca de 500 km². Os dados coletados servirão como base para a confecção de cartas náuticas inéditas para a área, que atualmente conta apenas com um croqui de navegação.

As cartas náuticas do Marajó, 4341 e 4342, estão previstas no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro, publicado pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha. A Marinha do Brasil tem investido recursos humanos, materiais e financeiros na atividade, buscando aumentar a segurança da navegação na região.

Os levantamentos foram realizados por meios subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte, incluindo o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Tocantins”, o Aviso Balizador “Denébola” e a Lancha Hidrográfica de Águas Interiores “Rígel”, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte.

O Arquipélago do Marajó é o maior arquipélago fluvio-marítimo do mundo, com cerca de três mil ilhas e ilhotas, e abrange 16 municípios. Embarcações comerciais de maior porte e barcos menores serão beneficiadas pelas novas cartas náuticas, que proporcionarão maior segurança na navegação e beneficiarão diretamente a população ribeirinha.

Fonte: Defesa em Foco