Fiscalização no Porto de Paranaguá interdita oito tombadores de grãos de quatro empresas por falta de segurança

Fiscalização no Porto de Paranaguá interdita oito tombadores de grãos de quatro empresas por falta de segurança

Uma operação da Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Paraná (SRTE-PR) no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, interditou oito tombadores de grãos – equipamentos de descarregamento de caminhões – de quatro empresas.

Segundo o SRTE-PR, havia acesso liberado a esses equipamentos de porte que geravam riscos graves e iminentes, como de esmagamento e de amputação de partes do corpo.

As interdições ocorreram entre os dias 12 e 16 de março, durante uma operação no local.

Auditores-fiscais verificaram as condições de saúde e segurança dos trabalhadores do porto e fiscalizaram as empresas que atuam na área portuária. O balanço da operação, porém, foi divulgada na manhã desta quarta-feira (21).

Ao todo, foram lavrados 106 autos de infração para 15 empresas por diversas irregularidades relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores. Boa parte das infrações é pelo descumprimento das Normas Regulamentadoras 7 e 33.

A primeira estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (Pcmso), com o objetivo de promover e preservar a saúde dos trabalhadores.

A segunda estabelece requisitos mínimos para a identificação de espaços confinados e reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem nesses lugares.

“São grandes empresas, multinacionais, com milhares de trabalhadores sem uma gestão efetiva na área de saúde e segurança do trabalho. Ou seja, com infrações trabalhistas básicas”, explica o chefe do Setor de Saúde e Segurança do Trabalho no Paraná, Rubens Patruni Filho.

Um relatório foi entregue às empresas com as melhorias que precisam ser feitas em relação a segurança dos trabalhadores. Após serem cumpridas, elas precisam agendar uma vistoria para receber novamente a liberação para operar os equipamentos.

Fonte: G1